Cancro infantil

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e os Lions de Portugal vão promover duas bolsas de investigação na área do cancro infantil, cujas inscrições estão abertas até ao dia 22 de abril.

Conscientes da importância da investigação científica no âmbito do cancro pediátrico, a LPCC e os Lions de Portugal criaram duas Bolsas, cada uma no valor de 13.500€, para promover o trabalho de investigação neste âmbito. Assim, a Bolsa de Investigação Médica LPCC/LIONS – Cancro Infantil dá aos investigadores a possibilidade de desenvolverem um projeto de investigação na área da oncologia pediátrica em Portugal.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro e os Lions de Portugal destacam a importância do lançamento destas bolsas na área do cancro infantil que, apesar da sua baixa incidência (relativamente ao total de número de casos na população), merece uma atenção especial pelas características específicas deste cancro, tendo em conta a idade dos doentes e a enorme carga emocional que acarreta para as famílias.

Poderão candidatar-se à Bolsa todos os investigadores licenciados que apresentem um projeto de investigação médica ou social em oncologia pediátrica, cuja equipa inclua pelo menos um médico, preferencialmente como investigador principal ou orientador do projeto.

O regulamento e o formulário de inscrição encontram-se disponível em https://www.ligacontracancro.pt/lpcc-lions/

As candidaturas deverão ser efetuadas através do preenchimento do formulário disponível no site institucional da LPCC e a avaliação dos projetos obedecerá aos seguintes critérios: pertinência e relevância do projeto, o seu impacto, a entidade responsável pelo projeto, a originalidade e o nível de investigação e rigor científico.

As candidaturas estarão abertas até ao dia 24 de março de 2022 e os candidatos serão informados do resultado da avaliação do júri a partir do dia 29 de abril de 2022.

LCI_CauseArea_Icons_01a-childhoodcancer
Há cerca de 400 novos casos de cancro infantil por ano em Portugal. Os Lions e Leos de Portugal oferecem apoio às crianças e famílias afetadas pelo cancro infantil através de atividades de serviço impactantes. Nós Servimos para ajudar aqueles afetados pelo CANCRO INFANIL a sobreviver e a prosperar. Os Lions de Portugal, em parceria com a Liga Portuguesa contra o Cancro , atribuem todos os anos Bolsas de Investigação Médica na área do Cancro Infantil no âmbito do Programa L.U.C.A.S.