MELVIN JONES

Melvin Jones, criador do Lionismo e fundador da Associação na sua forma actual, nasceu em Fort Thomas, Arizona, EUA., a 13 de Janeiro de 1879. Frequentou o curso secundário em Kahoca e St. Louis, Missouri e, mais tarde, o Union Business College e o Chaddock College, de Quincy, Illinois.

Aos 21 anos foi para Chicago trabalhar na correctora de seguros Johnson & Higgins. Entretano fundou a sua própria correctora, denominada “Agência de Seguros Melvin Jones”, onde trabalhou até 1920, no ano em que passou a dedicar-se à Associação a tempo inteiro.

Como Secretário do Círculo de Negócios de Chicago, iniciou contactos a partir de 1914 com outros clubes autónomos dos EUA, para os interessar na formação de uma associação de clubes de serviço. A 7 de Junho de 1917, conseguiu reunir no Hotel La Salle, em Chicago, representantes de clubes esparsos, do que resultou, posteriormente, Lions Clubs International.

Melvin Jones casou em 29 de Junho de 1909, com Rose Amanda Freeman, sua grande companheira nos trabalhos iniciais para a fundação de Lions Clubs International. Rose foi campeã americana de golf, desporto que praticou até morrer, em Junho de 1954. Dois anos depois, contraiu matrimónio com Lilian Radigan , que o acompanhou dedicadamente até ao fim, que ocorreu no dia 1 de Junho de 1961, sendo sepultado no cemitério de Mount Hope, em Flossmoor, nos arredores de Chicago.

Em 1939, foi condecorado com a Ordem de Mérito Nacional de Carlos de Cespedse, de Cuba, então a maior condecoração concedida a um civil que não fosse Chefe de Estado. Recebeu outras condecorações e citações de numerosos Países. Foi Representante da Associação na Conferência Internacional de fundação da Organização das Nações Unidas, que teve lugar em S. Francisco, EUA, em 1945.