A Associação Internacional de Lions Clubes nasceu como o sonho de um empresário de Chicago chamado Melvin Jones. Ele acreditava que os clubes comerciais locais deveriam expandir os seus horizontes de preocupações puramente profissionais, para o bem-estar das comunidades e do mundo como um todo.

Depois de contactar com outros clubes semelhantes, realizou-se uma reunião organizacional no dia 7 de Junho de 1917 em Chicago, EUA.

Nasceu assim, um novo grupo que adoptou o nome de "Associação de Lions Clubes". Em Outubro do mesmo ano, efectuou-se uma Convenção Nacional em Dallas, Texas, EUA, onde foram aprovados o Estatuto, Regulamentos, Objectivos e um Código de Ética.

Apenas três anos após a sua formação, a Associação tornou-se Internacional com a criação do primeiro Clube no Canadá, em 1920. A expansão internacional continuou com a fundação de novos clubes, especialmente na Europa, Ásia e África, nas décadas de 1950 e 1960.

Em 1925, quando Helen Keller discursou na Convenção Internacional em Cedar Point - Ohio, EUA, desafiou os Lions a tornarem-se os "paladinos dos cegos na cruzada contra a escuridão"....

O Lions Clubs International é a maior ONG (Organização Não Governamental) reconhecida pela ONU e contribui anualmente com milhões de USD para a ajuda de projectos humanitários a nível mundial. A afiliação está aberta a homens e mulheres.