CONCURSO

MUSICAL

O Concurso Musical, é uma competição de música que se encaixa perfeitamente com o Compromisso Lions. Ele coloca o princípio do Lionismo em prática, a promoção da fraternidade e a troca entre os jovens de diferentes nacionalidades e culturas, bem como a divulgação da música e incentivando a sua prática. A competição é também uma forma de promover um sentido de Serviço e contribui para ampliar a consciência pública dos Lions.

Na Final Nacional, três prémios serão concedidos com o patrocínio da

FLP - Fundação dos Lions de Portugal

1º Prémio: € 1.500 e participação no Concurso Europeu de Música Lions

2º Prémio: € 750

3º Prémio: € 250

Mais InformaçãoConcurso Europeu de Música Lions

Concurso 2018 | 2019

O Grande Prémio de Música Lions é aberto a estudantes de música de todos os níveis.

Os Candidatos devem:

• ter nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal há mais de cinco anos em 31 de Dezembro,
  • ser maior de 16 e máximo 24 anos de idade em 31 de Dezembro no ano do Concurso,
  • ser detentores de um certificado de estudos musicais.
  • o concurso é restrito a jovens estudantes de Conservatórios e Escolas de Música excluindo profissionais.

Calendário:

1- Apresentação Candidaturas: até 15/03/2019

2- Audições: Abril 2019 (data/local a indicar)

3- Apresentação na Convenção Nacional: 28/04/2019 - Caldas da Rainha

4- Fórum Europeu:  Tallinn, Estónia - 04 a 06 Outubro 2019

Inscrição no Concurso 2018|19

O Vencedor compromete-se a participar no "LEMC - Lions European Music Competition" que decorrerá no Fórum Europeu de Lions Clubes (a expensas do Lions).

O Instrumento do Concurso em 2018|2019

GUITARRA CLÁSICA

Obra obrigatória

Grand Solo op.14

em Ré maior

FERNANDO SOR

Ferran Sor i Muntades, conhecido como Fernando Sor, (Barcelona, 14 de fevereiro de 1778 — 10 de julho de 1839) foi um compositor e violonista espanhol.

Foi o primeiro grande compositor a se dedicar, de forma especial, ao violão (guitarra clássica), tal qual conhecemos hoje. Começou seus estudos, de forma séria, ao doze anos de idade, no Mosteiro de Montserrat, e logo se destacou entre seus colegas. Permaneceu no mosteiro até completar quinze anos.

Em 1797, com 19 anos, apresentou sua ópera "Telêmaco na ilha de Calipso" no teatro municipal de Barcelona, tendo boa aprovação. Em 1812, viaja para Paris, lá permanecendo por cinco anos. Depois seguiu para Londres, onde foi tão grande o seu sucesso que muitos opinam ter sua atuação nessa capital preparado o terreno para a notável popularidade de que gozou o violão na Inglaterra, por volta de 1830.

Em 1822, voltou a apresentar-se em Paris, onde realizou um concerto que lhe rendeu muitos elogios: "encantou os parisienses com um instrumento que (…) era uma orquestra completa encerrada numa pequena caixa" diziam. Fernando Sor morreu no dia 13 de julho de 1839, aos 61 anos de idade e, sem contar as transcrições, deixou mais de 250 obras. O seu trabalho mais conhecido, as "Variações sobre um tema da Flauta Mágica de Mozart", talvez seja a obra mais executada do compositor; até hoje é obra obrigatória para os estudos de quem quer se tornar violonista.

Lista do Repertório

1) Johann Sebastian Bach - Prelude and Fuga from BWV 998

2) Dionisio Aguado - Rondós op. 2  nr 2

3) Napoleon Coste - Fantasia Dramatique op 31 Le Depart